A coreógrafa e performer Gaya de Medeiros estreia, pela primeira vez na Culturgest, em Lisboa, o seu mais recente trabalho “Cafezinho”, um espetáculo profundamente íntimo e evocativo, que será apresentado nos dias 10 e 11 de abril às 21:00, e no dia 12 de abril às 19:00, no Auditório Emílio Rui Vilar. A peça seguirá depois para o DDD – Festival Dias da Dança, no Porto, com apresentações nos dias 24 e 25 de abril.
Inspirado no emblemático Café Müller, de Pina Bausch, “Cafezinho” propõe uma reflexão multigeracional sobre o tempo, a memória e a finitude, ancorando-se em paisagens emocionais do pós-guerra, marcadas pela reconstrução de lugares – coletivos e íntimos – devastados pela ideia de fim.
Gaya de Medeiros, reconhecida pela sensibilidade dos seus trabalhos e pela forma como cruza autobiografia, memória histórica e linguagem corporal, revisita neste novo projeto o universo poético de Bausch, não para o replicar, mas para o reimaginar a partir de um ponto de vista contemporâneo, queer e sul-americano, numa leitura que conjuga herança e reinvenção.
“Cafezinho” surge, assim, como um espaço de evocação e resistência: um pequeno gesto de calor e partilha, entre o íntimo e o político, onde os corpos dançantes são convocados a lembrar, a resistir e a reconstruir. Através da fisicalidade e da emoção, o espetáculo interroga a forma como herdamos os gestos de quem veio antes de nós, e como os reinventamos em tempos incertos.
No âmbito da estreia de “Cafezinho”, será também exibido o filme original “Café Müller” de Pina Bausch, numa sessão de entrada gratuita, a realizar-se no dia 3 de abril, às 19:00, na Culturgest – uma oportunidade única para (re)descobrir uma das obras mais icónicas da dança contemporânea.
“Cafezinho”
- Lisboa – Culturgest
- 10 e 11 de abril | 21:00
- 12 de abril | 19:00
- Auditório Emílio Rui Vilar
- Porto – DDD – Festival Dias da Dança
- 24 e 25 de abril
Sessão especial
- Filme “Café Müller” de Pina Bausch
- 3 de abril | 19:00 | Entrada livre
Fonte: Culturgest / Festival DDD / Divulgação oficial de Gaya de Medeiros