O filme “Conclave”, dirigido por Edward Berger, recebeu o maior número de nomeações para os prémios BAFTA deste ano, destacando-se na competição. Passado no Vaticano e estrelado por Ralph Fiennes, o thriller de conspiração conseguiu 12 nomeações, incluindo categorias como Melhor Realização e Melhor Filme.
Por outro lado, o filme “On Falling”, da cineasta portuguesa Laura Carreira, não alcançou as nomeações finais apesar das expectativas iniciais. Este filme, que é o primeiro longa-metragem de Carreira, foi produzido entre Portugal e o Reino Unido.
Entre os outros nomeados está “Ainda estou aqui”, do brasileiro Walter Salles, que explora a história de uma ativista e viúva durante a ditadura militar no Brasil. Esta produção figura na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
A atriz espanhola Karla Sofía Gascón também recebeu uma nomeação por sua atuação em “Emilia Pérez”, do diretor francês Jacques Audiard, que conseguiu um total de 11 nomeações.
A cerimónia de entrega dos BAFTA está agendada para o dia 16 de fevereiro em Londres, reunindo talentos do cinema e da televisão sob a égide da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão.
