BLOCO 1 – 15º FESTIVAL PORTA-JAZZ

1572563-6ec7d506be8ac8b9ae8d73013cda83d0-r BLOCO 1 - 15º FESTIVAL PORTA-JAZZ

BLOCO 1 [18:15, Palco Grande Auditório]

Joana Raquel “Queda Áscua” (PT)

Procurando um som acústico que cria uma certa alusão à música erudita de câmara, este repertório acolhe a espontaneidade e assenta no conceito de canção. Na procura de um equilíbrio entre o pré-concebido e o inventado, a música vive do contraponto, do seu produto harmónico e procura ser rítmica. Joana Raquel é uma escritora exímia, uma intérprete vocal plena de recursos inebriantes, com um timbre que estimula os sentidos e arrepia a pele. Apresenta-nos o seu trabalho “Queda Áscua”, editado com Carimbo Porta-Jazz, somando este a outros projetos nos quais participa, para os quais compõe e onde se integra destacadamente como uma das figuras da nova geração de músicos portugueses de maior valor. Aqui, a poesia tem um papel de destaque e dita a construção do conteúdo musical, desenhando a linha condutora no seu processo de composição.

Joana Raquel – voz, composição
Teresa Costa – flauta
Rafael Santos – clarinete, guitarra,
Joaquim Festas – guitarra
João Fragoso – contrabaixo

Convidados:
Miguel Meirinhos – piano
Gonçalo Ribeiro – bateria
Zé Stark – bateria

Agustí Fernández / Liudas Mockūnas (ES, LT)
Parceria Improdimensija

Um diálogo entre dois dos mais destacados músicos e improvisadores da Europa. Com um sólido percurso, o veterano pianista Agustí Fernández – que assinalou sete décadas no ano passado – tem sulcado caminhos na música improvisada e sido amplamente reconhecido como um dos músicos espanhois de vanguarda, com uma discografia de mais de uma centena e meia de edições. Liudas Mockunas é saxofonista e um incansável explorador, lidera a plataforma Improdimensija, ponto de confluência internacional na Lituânia, onde imperam a liberdade de expressão, a atitude disruptiva e a dianteira artística da música improvisada. Um encontro de gigantes, experientes artistas e nomes incontornáveis, para um concerto de forte componente improvisada, certamente desafiante, que irá obrigar o tempo a parar.

Agustí Fernández – piano
Liudas Mockūnas – saxofones

Bilhetes à venda na bilheteira do Rivoli e on-line em http://tmp.bol.pt/ Por bloco de concertos (tarde ou noite), o custo é de 7€

https://tmp.bol.pt/Comprar/Bilhetes/150696-15o_festival_porta_jazz_bloco_1-tmp_rivoli/

Apoio @agoraporto
Apoio institucional @dg.artes
Patrocinio – Monteiro Ribas

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.