
GINÁSIO DO ATOR
Um conjunto de sessões de trabalho que tem como objetivo ser um espaço de reciclagem e desenvolvimento para atores, assim como promove o contacto com abordagens distintas, convocando profissionais com experiências e práticas qualificadas a conduzir cada sessão. Estas sessões procuram constituir-se como um espaço de “treino” do ator. O pressuposto é que cada sessão aporte partilhas individuais que remetam para diferentes metodologias, técnicas, práticas, reflexões, tipos de teatralidade, reptos criativos, assim como também possam ser a extensão de técnicas teatrais usadas em várias disciplinas. Esta noção de GINÁSIO, pressupõe treino da plasticidade do ator perante diferentes abordagens, perfis e linguagens, e não repetição com aprofundamento em nenhuma técnica especifica.
com Abel Arez, Cláudia Nóvoa, Hugo F. Matos, Margarida Belo Costa, Marta Carreiras, Natália Vieira, Patrícia Ubeda, Rita Carolina, Rita Ramos Mendes
DATAS: 6 FEV a 3 ABR 2025
HORÁRIO: 5ªf das 20h às 22h30
TOTAL DE HORAS: 22,5h (9 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Artes Cénicas, bailarinos, etc.
LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores).
VALOR: 135€
INSCRIÇÃO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
- Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
- Poderá haver alguma alteração pontual, quer de datas, quer de encenadores.
- Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
- Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
- Após ser notificado por e-mail sobre a realização do workshop, o pagamento por transferência bancária deve ser efetuado na totalidade até à data informada.
- Se efetuar o pagamento após a data informada, a vaga na formação não é garantida.
- Em caso de desistência até 24h do início da formação, o valor da inscrição é reembolsado em 50% da totalidade paga.
- Em caso de desistência no primeiro dia ou após o início da formação, o valor da inscrição não é reembolsado.
CALENDARIZAÇÃO
06/02 | Cláudia Nóvoa – MOVIMENTO
“O corpo enquanto ser pensante e sensitivo. O corpo consciente. O corpo que escuta. O corpo e o espaço. O corpo no espaço. O corpo personagem. A verdade no corpo.”
13/02 | Margarida Belo Costa – IMPROVISAÇÃO
“Mergulhar no corpo como mapa interno, explorando propostas que procuram qualidades de movimento versáteis, singulares e autobiográficas.”
20/02 | Patrícia Ubeda – NARIZ VERMELHO
“Esta sessão tem como ponto de partida de estudo, a Presença, o Jogo, a Relação e a Emoção do Palhaço/a. A partir de jogos simples, esses conceitos serão introduzidos e trabalhados sempre sob a perspectiva da máscara do palhaço/a.”
27/02 | Abel Arez – MÚSICA DA CENA, MÚSICA PARA CENA
“Os participantes serão convidados a explorar as possibilidades de um dispositivo técnico capaz de gerar múltiplas possibilidades musicais. Parte-se de objetos sonoros e de outros que geram som. Experimentam-se texturas e densidades várias, manipula-se o som para dialogar com a cena. Para todos os níveis de desenvoltura musical. Mesmo para quem acha que não tem nenhuma.”
06/03 | Rita Ramos Mendes – TEATRO DE SOMBRAS
“Uma breve introdução ao teatro de sombras, onde serão exploradas as várias possibilidades entre a relação da luz com objetos, figuras bidimensionais e com a própria figura humana.”
13/03 | Natália Vieira – TEATRO COMUNITÁRIO
“A criação colaborativa em teatro comunitário – quando as pessoas se juntam à volta de um interesse comum – criar, pela via do teatro.”
20/03 | Rita Carolina – VOZ
“O trabalho de técnica e elasticidade vocal do ator como ponte entre a voz falada e cantada.”
27/03 | Marta Carreiras – DRAMATURGIA VISUAL
“Não são todos, mas há dias em que os objetos se tornam extensões das personagens, reflexos das suas emoções ou marcadores de tensões dramáticas, estabelecendo diálogos entre o concreto e o abstrato. Há coisas que não se podem dizer, nesses momentos um objeto ajuda.”
03/04 | Hugo F. Matos – A DRAMATURGIA DO FIGURINO
“Um encontro dinâmico e orientado para o desenvolvimento das capacidades de transformar, sentir, olhar e comunicar do Ator. As conexões e as possibilidades oferecidas pelo Figurino, no corpo em Movimento, definem-se enquanto matéria para a exploração, construção e emoção da Personagem.”
NOTAS BIOGRÁFICAS
ABEL AREZ
Professor adjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde coordena a licenciatura em música na comunidade desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Música de Lisboa. Obteve, em 2018, o título de Especialista em Música na Comunidade. Enquanto investigador, tem-se envolvido em projetos de investigação nas áreas da Arte Comunitária e dos processos de Desenvolvimento Comunitário com ela relacionados de que são exemplo os projetos de investigação Particip’arte, Integr’arte e Commus – Fazer Música, Viver Comunidade. No âmbito da música comunitária, liderou diversos processos de criação coletiva e como compositor, tem criado música sobretudo para espetáculos de dança e teatro, dos quais se destacam “m’Água”, “Pulsar”, “A Darker Shade of Fado” e “FADO: History and Soul e as colaborações com o Chão d’Oliva.
CLAUDIA NÓVOA
Iniciou, aos seis anos, a sua formação em dança com Pirmin Treku. Continua em formação, bailarina, coreógrafa, criadora e professora. Em 1985 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian, onde permaneceu até à sua extinção em 2005. Em 2004 frequentou o Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística e em 2007 completou uma pós-graduação em Educação pela Arte. Colabora regularmente com vários encenadores, trabalhando em dança, circo e teatro. Desde 2005 tem lecionado em diferentes escolas e serviços educativos, e dirigido vários projetos sociais.
HUGO F. MATOS
Licenciou-se em Arquitetura no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa em 2004 e após especializar-se em Cenografia na Faculdade de Belas-Artes da Universidad Complutense de Madrid em 2009, integra diferentes equipas artísticas como freelancer, tendo sido responsável pela conceção e realização de cenografia, figurinos e adereços para produções de Teatro, Dança e Performance. Ao longo do percurso destacam-se as criações produzidas com o Teatro do Azeite – associação, os bailados de repertório resultantes da colaboração regular com a Quorum Ballet – companhia de dança contemporânea, e a atual colaboração com o Teatro Meridional. É mestre em Ensino das Artes-Visuais pela Universidade de Lisboa (2017). É docente da especialização em Realização Plástica do Espetáculo do Curso de Produção Artística da Escola Artística António Arroio, desde 2011 e leciona no ramo de Design de Cena da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema.
MARGARIDA BELO COSTA
Licenciada pela Escola Superior de Dança-IPL, e especialista em Ensino da Dança. Como freelancer tem desenvolvido, em simultâneo, o seu trabalho enquanto intérprete, coreógrafa e professora de dança. Como intérprete destaca a colaboração com: Quorum Ballet, Teatro Mosca, Teatro Meridional, Companhia de Dança de Évora, Companhia de Dança de Almada, Teatro Nacional São Carlos – OPART e Companhia Paulo Ribeiro. Como criadora, tem apresentado as suas obras desde 2012, trabalhando com companhias de dança profissional, semiprofissional, escolas de ensino livre, escolas de regime articulado, projetos multidisciplinares e de investigação. Tem sido convidada a lecionar nacionalmente e internacionalmente em formações, cursos, workshops e masterclasses.
MARTA CARREIRAS
Nasceu em Lisboa em 1975. É licenciada em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pós-graduada em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional como cenógrafa e figurinista em 1997 no Teatro Meridional, companhia com a qual tem trabalhado regularmente até aos dias de hoje. Desenvolveu projetos em colaboração com o Teatro Praga e A Truta e trabalhou com criadores como Miguel Seabra, Natália Luiza, Ana Nave, Cristina Carvalhal, Carlos do Rosário, Pedro Seda Nunes e Nuno Pino Custódio.
NATÁLIA VIEIRA
Estudou Teatro (Formação de Atores; Teatro e Educação e Teatro e Comunidade) na Escola Superior de Teatro e Cinema. Exerce, profissionalmente, atividades no âmbito do Teatro Comunitário desde 1999. É docente de Teatro na Escola Superior de Educação de Lisboa, no domínio de Teatro, desde 2008. Colabora com o ATV – Académico de Torres Vedras, desde 2021, associação na qual é responsável pela dinamização do grupo de Teatro Comunitário – Adultos – e pelo Teatro Imersivo na Floresta.
PATRÍCIA UBEDA
É atriz, palhaça brasileira. Como atriz atua desde 1998. Desde 2000, começa a pesquisar sobre o jogo da máscara, do palhaço, o humor e o teatro físico. Com a Cia de Teatro Manual idealizou o espetáculo Hominus Brasilis, que participou de festivais no Brasil, EUA, China, Argentina e Portugal. Como palhaça, atuou 8 anos em hospitais no Brasil. Desde 2016, Patrícia integra à Operação Nariz Vermelho. Em 2018 e 2019 participou da criação do espetáculo Hamlet, da Cia do Chapitô.
RITA CAROLINA
É formada em canto lírico pela Escola de Música do Conservatório Nacional e mestre em Artes Performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema em Artes Performativas. Tem trabalhado como cantora e atriz, especialmente em Teatro, nomeadamente com as companhias A Corda, Teatro do Elétrico, Artis xxi, entre outras. É cocriadora e intérprete em “A Orquestra – um puzzle musical infantil”, que apresentou em outubro de 2024. Desde 2020 desenvolve trabalho de Apoio Vocal para criações de Mélanie Ferreira, Anouk Froidevaux, Connor Scott, e Sónia Baptista. Desde 2018/2019 leciona a disciplina de Voz e Elocução na Formação Olga Roriz tendo também lecionado a disciplina de Voz nas Oficinas Teatro de Lisboa, na Ininpetus e na Evoé.
RITA RAMOS MENDES
É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Posteriormente fez o curso de formação de atores na Act – Escola de Actores. Em 2023 terminou a pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas na Escola Superior de Educação de Lisboa. Estagiou no Teatro Meridional, como atriz, no espetáculo “Dona Rosinha, a solteira ou a linguagem das flores”. Desde então colaborou regularmente com o Teatro Meridional como assistente de produção e bilheteira. Atualmente trabalha também como formadora de Artes Plásticas e Teatro para crianças e, paralelamente, como ilustradora.