Joana Vasconcelos estreia exposição no Brasil durante cimeira luso-brasileira

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos inaugura esta quarta-feira, 19 de fevereiro, a sua exposição “Fascinação”, nos jardins da Embaixada de Portugal em Brasília. O evento decorre no mesmo dia da 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, que reunirá altas figuras governamentais de Portugal e do Brasil, reforçando os laços culturais e diplomáticos entre os dois países.

A exposição marca a estreia da obra “Pavillon de Vin” no Brasil. Trata-se de uma estrutura em ferro forjado com a forma de um garrafão de vinho, evocando a tradição vitivinícola portuguesa e a sua relação histórica com o Brasil. Além desta peça, “Fascinação” inclui ainda 15 volumes de “Os Cadernos da Minha Vida”, uma coleção de desenhos, textos e colagens realizados por Joana Vasconcelos entre 1989 e 1997. A edição desta obra foi feita pela Urucum, uma editora luso-brasileira criada por Lucia Bertazzo.

A inauguração da exposição contará com a presença de Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, Paulo Rangel, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, e Dalila Rodrigues, ministra da Cultura.

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o público poderá visitar a exposição e assistir ao Ciclo de Conversas, que abordará a fusão entre tradição e contemporaneidade na arte. No primeiro dia, Joana Vasconcelos participará numa sessão onde falará sobre o seu trabalho e contexto internacional.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, destacou a importância do evento:

“É um enorme privilégio para a Embaixada de Portugal no Brasil receber a obra ‘Pavillon de Vin’ e inaugurar, na presença da artista e do Primeiro-Ministro de Portugal, a exposição ‘Fascinação’. Uma viagem no tempo, pelas memórias da artista, que evoca também, com toda a liberdade que a Arte permite, a importância do vinho e da gastronomia portuguesa na relação singular entre Portugal e Brasil.”

A semana será marcada por vários eventos institucionais e culturais no Brasil. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se no Recife, onde recebe um doutoramento honoris causa da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na terça-feira, Marcelo será recebido em Brasília pelo Presidente brasileiro, Lula da Silva, e participará na cerimónia de entrega do Prémio Camões de 2024 à poeta brasileira Adélia Prado. O evento contará também com a presença de Luís Montenegro.

Na quarta-feira, com o regresso de Marcelo Rebelo de Sousa a Portugal, será o primeiro-ministro português a reunir-se com Lula da Silva na Cimeira Luso-Brasileira. Montenegro levará 11 dos 17 ministros do Governo PSD/CDS-PP, reforçando a cooperação bilateral. Após o encontro, seguirá para São Paulo, onde participará num fórum económico.

A exposição de Joana Vasconcelos insere-se neste contexto de fortalecimento dos laços entre Portugal e Brasil, evidenciando a importância da arte como veículo de diálogo e partilha cultural entre os dois países.

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.